domingo, 14 de julho de 2013

Reflexão CLC5C – Cultura, língua e comunicação

Reflexão CLC5C – Cultura, língua e comunicação  Nascimento e difusão dos meios de comunicação social: - A história da T.V.; - A T.V. e a massificação da comunicação; - Reality Show; - Caraterísticas do big brother; - Criticas apontadas aos reality shows.  Caraterísticas da internet: - O seu criador; - Potencial da internet; - A internet enquanto auto-estrada da desinformação.  Ciberespaço, Cibercultura, Ciberarte: - Arte interativa e a alteração do conceito de propriedade autoral; - museus virtuais alteram a relação do ‘’espetador’’ com a obra de arte. _________________________________________________________________________________ • Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão, pois vários estudiosos contribuíram de uma forma ou de outra para a criação deste aparelho. Os primeiros aparelhos de televisão não eram mais que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição só surgiu na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim. Devido aos avanços tecnológicos e económicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão ganhou grande popularidade. Até esse momento, toda a imagem era em preto e branco. A televisão a cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954. • A invenção e larga disponibilização de meios de comunicação como o rádio e a televisão possibilitaram a massificação da informação, e a versatilidade no seu consumo: a possibilidade de absorver informação enquanto se conduz ou se come o pequeno-almoço. Um dos grandes problemas na comunicação social tradicional é o empacotamento de ideias para consumo rápido. • Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história sejam pessoas reais e não personagens de um enredo ficcional. Exemplo deste é o programa mundialmente conhecido Big Brother. • A organização básica do Big Brother passa por selecionar várias pessoas de vários lugares e juntá-las numa casa fechados 24 horas por dia, durante 3 meses, sem contarem com notícias do exterior e sobre as regras do jogo, que passam por exemplo, por não poderem desligar os micros em caso algum. Naturalmente com o passar do tempo irão criar-se conflitos e intrigas, reflexos das discussões do dia-a-dia, ou algumas cenas mais “quentes”, causadas pela ausência de afetos. • Apesar do êxito deste tipo de programas e de liderarem as audiências, este tipo de programas não enriquecem o conhecimento de ninguém, apesar dos espetadores ficarem sempre à espera de uma cena de sexo, ou de agressão física. Fútil sem dúvida! • Sir Timothy John Berners-Lee foi o criador da World Wide Web (Rede Mundial de Computadores – Internet), tendo feito a primeira proposta para sua criação em março de 1989.2 Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet. • Uma das características fundamentais da Internet é que com um simples clique chegamos a todo o lado. Não existe uma Internet francesa nem uma Internet inglesa: estão todas ligadas e não podem ser separadas. A Internet não está dividida em documentos de qualidade e documentos sem qualidade e também não está dividida em Internet acadêmica e Internet comercial. Não existe discriminação, trata-se de uma única Internet, livre e acessível. É aí que reside o seu poder. Na minha opinião a internet é o paraíso da gratuitidade, do acesso aberto às informações. Atualmente usamos em demasia ou mesmo de uma forma quase compulsiva e aditiva a Internet e os seus conteúdos. O "consumo" de Internet por vezes exagerado por parte dos jovens, leva a um desinvestimento no real e um investimento no virtual e são passadas largas horas on-line, sugerindo uma nova dependência, a Internet. • É hoje reconhecido o leque de possibilidades que a Internet veio facultar e a crescente importância que esta vem assumindo nas nossas vidas, motivando e suscitando diferentes estudos e investigações. Enquanto tecnologia da informação e tecnologia social, a Internet possibilita o armazenamento e distribuição, a uma escala global, de uma vasta gama de informação e de uma comunicação em rede. A Internet aparece-nos como um mass media poderosíssimo, onde se pode encontrar tudo, por exemplo no youtube, pode-se aprender a construir uma bomba, fabricar drogas, aprender a provocar danos no próprio ou em outros, e ver todo o tipo de espetáculo com o mais variado conteúdo. Nesta sociedade que se diz de informação é importante e necessário que os jovens cresçam informados e dominem as novas ferramentas multimédia, para que consigam adaptar-se a esta sociedade de consumo. Relativamente à informação apresentada pelos mass media referem que fornecem informação, mas esta informação é seletiva, superficial, muitas vezes mistificadora e confusa na sua apresentação. • Nos dias de hoje verifica-se uma luta constante dos autores para conseguirem manter os seus direitos de propriedade autoral. Na internet um dos “produtos” mais procurados são sem dúvida os downloads, seja de filmes, livros, ficheiros, jogos, sofware, aplicações, música, etc. Já ninguém respeita, nem remunera o trabalho dos autores, encontra-se com facilidade na internet e grátis. É sem dúvida uma era de ilegalidades legais. Afinal, quem que é que nunca fez um download? • Outro tema que não devemos abstrair são os museus virtuais. São espaços virtuaia de mediação e de relação do património com seus usuários através da internet. São também conhecidos como museus online, museus eletrónicos, hipermuseus, museus digitais, cibermuseus ou museus na web. As pessoas estão cada vez mais a utilizar este modo de visita virtual, que já é disponibilizado por muitos, e conceituados museus do mundo, como por exemplo, o Louvre, em Paris. Tem um senão, através do ecrã não temos reação de um dos nossos sentidos; o olfato! _________________________________________________________________________________ Na globalidade, nesta unidade, gostei de todos os temas. Desenvolvi bastante em termos de expressão, que era um dos meus pontos menos bons. Em termos práticos retirei muita informação útil. Aprendi a olhar de forma diferente para muitas coisas como a televisão e a sua utilização por parte dos media. A área da internet foi o que mais me despertou o interesse, além de tudo o que foi debatido nas sessões, despertei para o novo mundo da internet e da pesquisa, algo que não se sucederia se não tivesse aberto as portas ao conhecimento. Quanto aos reality shows, anteriormente já referenciei a minha opinião, programação fútil. Em relação ao mundo virtual, apesar de se apresentar como o futuro, acho que nada se compara à realidade, onde se pode utilizar todos os nossos sentidos, mas sou sempre aberto ás novas tecnologias, afinal ninguém pode nem deve ficar indiferente. Temos de nos manter informados e se possível atualizados. Fernando Miguel Costa Silva Nº11 Curso: Técnico de Instalações Elétricas – EFA – NS Formadoras: Amélia Ferreira e Cristina Alegria 03 de junho de 2013

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