domingo, 14 de julho de 2013

Reflexão STC 5 – Sociedade, Tecnologia e Ciência

Reflexão STC 5 – Sociedade, Tecnologia e Ciência _________________________________________________________________________________ Objetivos: Unidade de Competência 5: Identificar, compreender e intervir em situações onde as TIC sejam importantes no apoio à gestão do quotidiano, na facilidade de transmissão e obtenção de informação e de difusão a grande escala de informação socialmente controlada, reconhecendo que a relevância das TIC tem consequências na globalização das relações. DR1 – Domínio de referência: Sociedade, Tecnologia e ciência no contexto privado Tema: Comunicação Rádio (CR) Sociedade: Tipo II – Compreender o uso dos telemóveis como objetos simbólicos de status social. Tecnologia: Tipo I – Identificar os componentes principais de um telemóvel: antena, ecrã de cristais líquidos, teclado, microfone, bateria, etc. Ciência: Tipo III – Explorar as relações fundamentais entre as características fundamentais entre as características gerais das ondas eletromagnéticas: frequência, velocidade de propagação e comprimento de onda. DR2 – Domínio de referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional Tema: Micro e Macroeletrónica (MM) Sociedade: Tipo III – Explorar mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou reconversão profissional (por exemplo: auto-formação; apoio de familiares e colegas de trabalho; ações de formação profissional em TIC; cursos pós-laborais; ensino recorrente para adultos). Tecnologia: Tipo II – Compreender as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções (por exemplo: utilizar o word para processamento de texto e não o Notepad; reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia; nomear o Adobe Acrobat como o formato de criação de documentos com elevada portabilidade; etc.). Ciência: Tipo I – Identificar com precisão características diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo: dimensão; peso; contraste; definição; ângulo de visão; consumo; etc.), assim como o sistema de representação binário. DR3 – Domínio de referência: Saberes, Poderes, e Instituições na sociedade, Tecnologia e Ciência (3) Tema: Media e Informação (MI) Sociedade: Tipo III – Explorar oportunidades de (e desigualdades na) participação proporcionada pelos mass média, equacionando o seu papel na construção da opinião pública e da sociedade democrática. Tecnologia: Tipo I – Identificar o papel de satélite nas comunicações como recetor e emissor de mensagens entre locais fora de linha de vista. Ciência: Tipo II – Compreender os fatores que otimizam a produção de uma campanha publicitária através dos media, tendo em conta, por exemplo, os princípios de análise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças). DR4 – Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança da Sociedade ao Universo (4) Tema: Redes e Tecnologias (RT) Sociedade: Tipo II – Relacionar a informação da internet com estratégias diferenciadas de diversas entidades a atores que a produzem. Tecnologia: Tipo I – Identificar a crescente oferta de redes para a utilização da internet com ou sem fios (por exemplo: ISP tradicional; Cabo; ADSL; WI-FI; etc.). Ciência: Tipo III – Explorar a manipulação, transmissão e armazenamento de informação em código binário (por exemplo: utilizando o código ASCII para explicitar um nome). _________________________________________________________________________________ Nesta unidade de competência abordamos vários temas, fundamentalmente falamos sobre o telemóvel, o computador, os mass media e a internet. Iniciamos falando de ondas. Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas que têm como características; a frequência, o período, o comprimento da onda, a velocidade de propagação e a amplitude. As ondas eletromagnéticas têm utilidade, sejam elas; ondas de rádio, as micro-ondas, os infravermelhos, a luz visível, os ultravioletas, os raios-x e os raios gama. Passamos em seguida a falar das características principais dos monitores que se designam principalmente pela resolução máxima, o brilho, o contraste, dimensão do ecrã, ângulo de visão e a frequência de refrescamento de sinal. Aprendi também o sistema binário. O sistema binário que é utilizado em calculadoras ou computadores e utiliza apenas 2 números, o 0 e o 1. Fizemos uma notícia em grupo sobre a sociedade da informação que (encontra-se anexo no portefólio) que gostei de fazer, pois gosto bastante de fazer trabalhos de grupo. O título que demos à nossa notícia foi ‘’Airbus revoluciona com nova tecnologia de cockpit’’. Abordamos o tema dos perfis sociais dos utilizadores das novas tecnologias onde realizamos um trabalho, para fazer comparações entre os grupos de utilizadores em relação à faixa etária, as suas habilitações literárias, o género ou se estão num grupo de população ativa ou inativa, resumindo os resultados a percentagens. Não achei muito produtivo, visto que a informação cedida já se encontrava desatualizada, mas acaba por se tirar sempre algumas conclusões. De seguida informaram-nos sobre a importância da sociedade em rede, os seus benefícios e malefícios, a forma como surgiu, quem se integra nesta sociedade e as implicações socio-económicas. Falamos também em como as tecnologias da informação podem ser benéficas, nas novas formas de trabalho. O telemóvel, os seus componentes e características, (facilitando assim, uma futura compra, sabendo quais os principais fatores a ter em conta), a sua utilização mesmo a nível social. O computador, os seus componentes de software e hardware. Nesta área senti-me mais à vontade, pois já tenho alguma experiência, mas aprende-se sempre qualquer coisa de novo. Um tema interessante foi, os mass media. Aqui vimos o poder dos mass media através de um filme, que por acaso achei fantástico, com o título ‘’Mad City’’. Falamos sobre os vários meios de comunicação. Para terminar e não menos importante falamos da internet, de servidores e ligações. Por consequência fomos a uma visita à Universidade de Aveiro. Aí vi a importância da ciência para o nosso desenvolvimento. Podemos ver e tocar em trabalhos de pesquisa de alguns alunos em fim de curso, doutores e engenheiros. Soube que a maioria dos projetos de pesquisa têm um grande apoio financeiro externo, apesar de ainda utilizarem algumas verbas internas. Vi a importância das ondas a nível espacial, nunca pensei que se pudesse, através de dados recebidos por ondas radio, saber que tipo de atmosferas existem à volta de outros planetas, ou mesmo saber o comprimento das explosões do sol. Vimos também a importância da fibra-ótica e o seu estudo em termos científicos. Um bocado à frente para mim. Adorei estar com um projeto na mão que vai esta semana para o espaço, de modo a saber a resistência de alguns componentes. Não esquecendo o projeto feito para a marinha portuguesa, para emitir sinais de alarme em caso de catástrofe (não necessitando de energia, a não ser uma pilha no emissor e no recetor, ou mesmo o computador que funciona com velocidades de 40Gb (já imaginaste fazer o download de 4 filmes num segundo?) Resumindo encontrei vários temas do meu agrado que com certeza me ajudarão no futuro, o resto será informação que nunca é demais reter. Adorei o método de ensino das formadoras, apesar do excesso de fichas de trabalho. Em baixo deixo algumas fotos da visita de estudo. Laboratório de fibra ótica Banca de trabalho com fibra ótica Máquina para soldas de fibra ótica Computador servidor Projeto espacial Antena emissora/recetora de ondas Curso: Técnico de Instalações Elétricas -EFA-NS Formadoras: Ana Medeiros e Isabel Cruz Formando: Fernando Miguel Costa Silva Nº 11 24 de junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário